sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Implicações sobre a Igreja Primitiva e Igreja Moderna




É inevitável pensar na igreja primitiva, e não lembrar-se do livro de Atos dos Apóstolos, onde há relatos importantíssimos e características singulares da igreja. Antes de quaisquer comparações com a igreja do passado e a de hoje, especificamente, os cultos, é importante notar-se a contextualização do passado, o que os irmãos enfrentavam e coisas do gênero. Embora pouco se fale, a igreja primitiva enfrentou dilemas na sua cultura, como nós hoje, com temas como: divórcio, aborto, usos e costumes; fatores ligados diretamente à cultura romana, onde os crentes tiveram que adotar posturas, muitas vezes, radicais para sua época. Contudo
, “...contavam com a simpatia de todos e o Senhor, dia a dia, acrescentavam-lhes os que iam sendo salvos.(At. 2:47)”.

A igreja primitiva era uma igreja comprometida com a palavra de Deus, era perseverante na oração, o amor era uma marca evidente e o desapego aos bens materiais era uma característica notável que os irmãos possuíam. A comunhão entre os irmãos era tão forte, que atraía e chamava atenção do povo daquela época. Seus cultos e louvores a Deus eram feitos com entusiasmo e alegria. Era uma igreja que buscava a direção de Deus, por intermédio do Seu Espírito. Mesmo com perseguição, a igreja perseverava na fé.

Contudo, falando com mais afinco dos cultos, pode-se observar que a igreja primitiva tinha o intuito de expor a palavra de Deus, adorá-lo com avidez e prestar um culto vivo. Por ser um ato tão genuíno à vontade de Deus, milagres aconteciam entre eles, constantemente. Daí pode-se notar uma das grandes diferenças com a igreja atual, onde, na grande maioria, o culto tem sido antropocêntrico e quando há verdadeiras manifestações de milagres, os mesmos são atribuídos à santidade ou poder da pessoa que serviu de instrumento para Deus e não ao próprio Deus.

Outra marcar que tem sido perdida pela igreja de hoje é a comunhão e o amor. Pessoas hoje não suportam permanecer por mais de 2 horas/semana numa igreja. O amor tem sido deixado de lado muitas vezes e tem se priorizado a satisfação própria. Não se tem cortado as arestas dos problemas notórios de hoje, como Paulo fizera na igreja de Corinto. As manifestações de milagres na igreja primitiva não eram o fim do culto, como tem sido hoje, muitas vezes. Algo que marca muito na igreja do passado, é um embasamento com uma sã doutrina nos cultos, onde nos dias de hoje, isso tem perdido espaço para mensagens de auto-ajuda e que massagem o ego do homem.

Por fim, não se pode deixar de citar que uma marca forte da igreja de hoje, é o entretenimento na igreja, a fim de atrair pessoas e lotar os templos. No principio, a igreja crescia pelo amor a Deus e as pessoas, pela comunhão... Hoje, isso não tem trazido satisfação plena no coração das pessoas, onde muitas vezes, a necessidade de show e outros meios de atrair pessoas, tem sido o foco. Sobre isso, o pregador Charles Spurgeon diz: “Existe um mal entre os que professam pertencer aos arraiais de Cristo, um mal tão grosseiro em sua imprudência, que a maioria dos que possuem pouca visão espiritual dificilmente deixará perceber. Durante as últimas décadas, esse mal tem se desenvolvido em proporções anormais. Tem agido como fermento, até que toda a massa fique levedada. O diabo raramente criou algo mais perspicaz do que sugerir à igreja que sua missão consiste em prover entretenimento para as pessoas, tendo em vista ganhá-las para Cristo”.

               Que Cristo conceda graça à igreja de hoje, para que a mesma seja vista como graciosa diante de Deus e dos homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário