segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Teologia do Nissin Miojo



Hoje, ao chegar da igreja, minha digníssima esposa deu-me a grata nova de que não tinha nada pronto pra comer, e que estava muito cansada para cozinhar. Logo eu, como marido compreensívo e bondadoso (leia-se: banana!), resolvi sair e comprar algo alternativo para comer.
Entrando na mercearia do “Seu Alfredo”, passeei os olhos pelas prateleiras coloridas até achar o tal do Nissim Miojo: rápido, prático e econômico. Pensei: É isso que eu preciso! Dois copos e meio de água na panela e em três minutos está pronta a refeição. É claro que aquele troço é cheio de química, tem um bilhão de conservantes, e leva em sua composição o temível e cancerígeno glutamato monossódico, mas… quem pensa nisso na hora de comprar? Na hora da fome, o que vale é a satisfação imediata. A promessa de refeição em três minutos definitivamente falou mais alto. Comprei, paguei, “cozinhei” e comi. Que delícia! Estava muito bom mesmo. Pena que o desgramado do macarrãozinho vem num pacote tão miserável. Resultado: comi, mas ainda fiquei com fome.
Com a promessa de satisfação imediata, de bençãos em três minutos, de vitória financeira e emagrecimentos miraculosos, os fabricantes do nissim miojo da fé abarrotam as gôndolas do mercado religioso com seus pacotes coloridos, porém altamente nocivos para a nossa saúde espiritual. Porém, o consumidor não está nem aí para o fato do alimento ser intoxicante, provocar gases e até mesmo infecção intestinal nas crianças: ele quer o prazer imediato. E aí, enche as “fuças” com o miojão! O pior de tudo é que, assim como eu, o consumidor do miojo da fé nunca sai da mesa satisfeito. Miojo é até gostoso, mas não “enche”.
Querido amigo: não caia na onda do miojo da fé. A propaganda é bacana, a promessa é interessante, mas assim como o verdadeiro miojo, o nissim miojo da fé também deixa a desejar. Alimente-se da genuína palavra de Deus, e não se iluda com esse evangelho barato que promete carrões, casas e dinheiro fácil, pois isso é cascata. Nunca vi anjo jogando mala de dinheiro do céu pra ninguém! Diga não ao miojo da fé: O pacote pode até ser bonito, mas o conteúdo não é compatível com a sua fome. Somente Deus pode suprir as suas necessidades existenciais. Só o verdadeiro evangelho de Cristo possui todos as vitaminas, proteínas e carboidratos que você precisa para crescer forte e saudável. Se sua alma está faminta, não saia por aí em busca de qualquer porcaria. Alimente-se do evangelho: só ele pode saciar a fome da sua alma.
Leonardo Gonçalves

Um comentário: